segunda-feira, 19 de junho de 2017

Semana 7

Nessa semana foi feita toda a instalação elétrica e testes, sendo que quando foi utilizado rações maiores elas ficavam travadas na boca do galão. A solução foi aumentar a boca do recipiente.
Devido a esse aumento com uma única rotação já cai a quantidade de ração suficiente para o cachorro, porém o temporizador possui como menor intervalo para permanecer ligado de um minuto e o motor é de 3 RPM, logo o disco que libera a ração girará três vezes antes de desligar. Como solução para esse problema pode-se acoplar engrenagens no motor e ao disco de modo a diminuir essa rotação.

domingo, 11 de junho de 2017

Semana 6

               Nessa semana fixou-se o motor à tábua que deverá suportá-lo e também já se acoplou o disco ao motor.

               Também foram feitos testes para averiguar o bom funcionamento do motor, sendo que não foi constado nenhum problema durante esses testes.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Semana 5
Nessa semana foi terminado de instalar o galão à estrutura e foi feito um corte nele de modo a se fazer uma tampa.
Além disso, também foi feito o furo no disco de madeira, que ficará acoplado ao motor, de modo a permitir que a ração caia. Também foi ajustado o tamanho adequado para o suporte do motor,  pensado como ele deverá ser instalado e estudado como funciona a programação do temporizador.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Semana 4


Nessa semana começou-se a instalar o galão na estrutura, de modo a deixa-lo fixo. O bico do galão também foi cortado de modo que ele se ajuste perfeitamente na base de madeira.

domingo, 21 de maio de 2017

Semana 3

Nessa semana foi feito um furo onde a boca do galão deve se apoiar e foi feito um furo no eixo que irá girar de modo a acoplar o motor a esse eixo.
Também foi discutido o melhor tipo de mecanismo para  o bom funcionamento do protótipo. Sendo decidido que será utilizado o disco de madeira que girará sobre seu eixo e com um furo  perto de seus extremos de forma a permitir a queda de ração sempre que esse furo coincidir com a boca do galão.

domingo, 14 de maio de 2017

Semana 2

Nessa última semana se começou a mexer na estrutura do projeto, sendo que foram cortadas duas peças quadradas: uma para apoiar o galão de água e outra para deixar o galão fixo no lugar.
Na quinta-feira dia 11/05 chegou o motor a ser usado no projeto, com ele poderemos começar a trabalhar na conexão entre o motor e o galão.

            Também conseguimos a doação do galão de água com o professor responsável por nos orientar nesse projeto.

domingo, 7 de maio de 2017

- Tensão: 127/220V - Bivolt
- Fácil de programar
- Programa até 8 eventos (liga/desliga) por dia
- 56 Programações por semana possível
- Com 16 programas semanais pré-ajustados
- Com relógio (24 horas)
- Com led indicador de acionamento (temporização)
- Com botão reset
- Freqüência: 60 Hz
- Corrente: 10A
- Potência: 2200W
- Botão com acionamento manual com três funções:
- Ligado, desligado e automático
- Manual de instruções em português
- Menor intervalo de tempo: 1 minuto. 
- Maior intervalo de tempo: 1 semana

-Possui bateria interna que mantém ele programado em falta de energia.
Semana 1

Nessa semana foi realizada a compro do temporizador e do motor a ser utilizado no projeto. Também começou a procurar o melhor lugar para se comprar o galão de água.

            Devido a um feriado durante a semana e a contratempos gerados por outras matérias não foi possível iniciar as modificações necessárias na estrutura.

domingo, 23 de abril de 2017


                     Lista de materiais: 
-Madeira;
-Cabo;
-Galão de água;
-Motor elétrico;
-Chapa metálica;
-Mola;
-Conector metálico para o eixo do motor;
- Pote de comida.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

                        Introdução
A alimentação de uma
 cachorro de grande porte se faz difícil quando se há necessidade de viajar por curtos ou médios períodos (7 dias).
  Por isso será feita a alimentação por um dispositivo que cronometra determinado tempo, por meio de um temporizador, liberando a quantidade certa de ração. 

Objetivo geral
Construção de um protótipo de alimentação automática para cães de médio e grande porte.

Objetivos específicos
Escolha do recipiente para armazenar a ração;
Montagem  do mecanismo de liberação do alimento;
Construção da estrutura do equipamento;
Design externo;
Automação do processo (motor e temporizador).

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Na reunião do dia 03/04 foi decidido que durante a semana que se seguisse seriam realizadas pesquisas sobre partes dos projetos. Cada integrante ficou responsável por uma parte:

  •        Mola para fechar a garra: Fernando Barbosa (escolher o melhor tipo de mola para o projeto considerando sua força, resistência e preço);
  •        Temporizador: Henrique Braga (Estudar melhor como um temporizador poderá ser utilizado no projeto, considerando seu acionamento e como ele envia informações, ou seja, se realmente será necessário o uso de um arduíno para controlar o processo);
  •        Garra: Lucas Caldas (estudar a melhor maneira de se fazer a garra e com que material);
  •        Motor: Willar Cunha (Estudar qual o melhor tipo de motor a ser usado considerando seu torque e preço);
  •        Nutrição do cachorro: Mariana (pesquisar a melhor maneira para se nutrir o animalzinho considerando a quantidade ideal e o tempo entre as refeições).




domingo, 2 de abril de 2017

Relatório de andamento do projeto

        A equipe vem fazendo pesquisas sobre as questões biológicas do projeto, como a quantidade de alimento que os cães consomem em uma refeição e o tempo entre elas.
        Além disso, a equipe está debatendo qual a melhor forma de fazer o mecanismo de liberação do alimento em porções. Está sendo cogitada a ideia de fazer um mecanismo giratório com furos coincidentes que liberam uma certa quantidade de alimento quando acionado. Tendo isso, o sistema para girar o recipiente que contém a ração está em análise, sendo feitas pesquisas de custo e eficiência desse sistema para se obter o melhor resultado.

quarta-feira, 22 de março de 2017

       Após muitas ideias, o grupo chegou a conclusão que um dos maiores problemas para os donos de animais e da própria instituição CEFET-MG é: como vamos alimentar os animais?
No caso dos donos, o problema fica evidente na situação de uma viagem, uma vez que não há modo eficaz de alimentar o pet sem o desperdício de comida ou o medo que ele fique sem o alimento.
       Visando resolver esse problema, propusemos a criação de um equipamento cujo objetivo e armazenar grande quantidade de ração, e libera-la na quantidades certas em períodos determinados de tempo, se somente se não houver mais ração no recipiente, para evitar descontroles na alimentação e desperdícios usando de equipamentos de baixo custo e de um designe atrativo para os animais!
       Para isso, serão realizados estudos minuciosos para determinar a quantidade ideal de ração liberada e o tempo que isso ocorre.

Esboços do MF-01
      Na ultima segunda feira, 20 de março de 2017, foi dado o inicio de um dos projetos mais revolucionários do mercado pet por 5 alunos do CEFET-MG: o MF-01!
       O projeto consiste em um alimentador automático de baixo custo para animais domésticos, no qual o humano tem o trabalho apenas de repor a ração, em quanto nosso equipamento  faz a alegria do amigão de 4 patas, alimentando-o ao longo do dia em horários regulares nas quantidades certas.
A equipe reunida após uma árdua manha de ideias.